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quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

XANTII - por Espectrodekobol

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Raça XANTII por Espectrodekobol
A raça se caracteriza pelas suas naves invisíveis (grande vantagem antes de ondas militares para os inexperientes... com um certo tempo, você adivinha o que vem pelo score do planeta atacante), relativamente frágeis, porém de grande poder de tiro e iniciativa baixa - média. Esta baixa fuselagem faz com que sua mortandade seja significativa.
Logo o segredo é ATIRE ANTES E DEVASTADORAMENTE SEMPRE QUE POSSÍVEL.

Especialização de iniciativa máxima (todas as 6) é uma recomendação... ou 4 espcs de iniciativa e 02 de PDF...(segunda opção).

Este é o grande dilema da raça... ou você entra matando e roída pouco (tick 1, 15%, ticks 2 e 3, 4% ou menos), ou calcula perdas x ganhos para roidar pelo menos 2 ticks a 15%, 12% e um terceiro a 7 ou 8%...

Além do recurso de usar 2 ou mesmo 3 frotas, sendo uma só com as corvetas (já falo sobre estes combos).Se você quer tentar calcular, use a equação pfogxqarm ( atacantes )/fus ( atacadas ), porém é recomendado o uso da calculadora de combate para diminuir erros. Depois de um certo tempo você calcula por aproximação e basta uma olhada nas frotas envolvidas para ter uma idéia.

Segue lista de naves da raça (todas são invisíveis):

  • Ronin - (Ca) A1 Ca, Como caça anti caça de destruição é a nave mais forte do jogo. Apresenta um grande poder ofensivo, e nem tanta fragilidade contra seu principal inimigo, a muscidae. Contra caças tantra, não há o que se fazer além de mandar muuuuito mais caças do que a capacidade de paralização das escudeiras. Contra Fênix elas são eficientes e também contra piratas.
  • Ninja - (Ca) A1 Cr, A2 De Excelente caça contra medusas (se não o único). Porém para garantir sua eficácia, deve ser feito todos os níveis de especialização em iniciativa. Ai ela atira antes das medusas... e as tenha em grande quantidade, pois a relação fica em torno de 8 caças para 1 DE. Quanto as conversoras, a relação sobe um pouco (10 para 1), mas nada que não se resolva. Ela ainda atua relativamente bem em emergências contra CR, porém seu custo benefício deixa a desejar (relação de 33:1 nos CR humanos). Excelente nave para ser feita a partir do tick 200 ou quando souber que há medusas voando...
  • Sentinela - (Ca) A1 Fr, A2 Co Base de sua frota, junto com a ronin nos primeiros 200-300 ticks de jogo. E excelente opção de frota de defesa (sim, defesa), nos ticks seguintes pela mobilidade... Extremamente eficiente e de boa iniciativa entre os caças, ela derruba facilmente corvetas nas proporções de 1,9:1 ou mesmo de 1:1. Seu custo benefício é altamente compensador por isto, mesmo no caso de fragatas, numa relação em torno de 4:1 (as mais renitentes). Não tem como xantii ficar sem elas...
  • Predadora - (Co) A1 Fr Eu pouco jogo com a Predadora... na minha opinião você já tem sentinela na parada pra derrubar as Fr que virão, logo é uma nave redundante. Em alguns casos, podem servir para ataque em humanos fragateiros, mas geralmente são um peso morto. Além disso, nem pra shield servem, pelo seu custo mais alto que as vingadoras...
  • Vingadoras - (Co) A1 Co, A2 Ca Ahhhhh... Vingadora... esta sim. Recomendo que faça um bom número para shield de suas roiders. Elas são boas para repelirem aqueles caças que chegam de surpresa, recém-mandados fazer pra te pegar com a frota de roidagem... Claro que você irá perder naves, mas aumenta o cap de roidagem e você roida, pois elas permitem a sobrevivência das coletoras rápidas. Além disto, elas limpam estas naves tardias e, uma vez que houve perda de naves, seu cap ainda fica razoável. Eu costumo fazer uma proporção de 1/3 da minha frota de roidagem/extração. São meu combo de lucro... sempre estão juntas.
  • Intrusa - (Fr) A1 De, A2 Co Tem gente que joga de xantii somente com CA/CO... eu considero perda de oportunidade... O uso de Fr por xantii permite pegar gente desprevenida pelos ticks 300 – 500, desde que não tenha ondas de frotas.
  • Lançadora - (Fr) A1 NM, A2 De Na falta de outra defesa anti NM, faça... porém é cara e de baixo custo benefício, na minha opinião. Além disso seu A2 sendo humano já atirou (medusas), e neste caso há as ninjas pra fazer o serviço. Tradicionalmente eu não faço, pois NM só aparece no fim da evolução, logo posso usar outras naves contra elas...
  • Bombardeira - (Fr)A1 Fr, A2 Ca Fecha o combo com a Intrusa. Elas tem grande utilidades contra alvos que se especializaram em frotas médias (FR, DE) e pouca utilidade contra frotas baixas (Ca/Co), mas sempre encontram um nicho de roidagem. Com exceção de tantra, que é difícil roidar de Fr, as demais raças permitem, desde que bem encaixado... Depois que começam a chegar os CR dos humanos, acabou a festa... Pela metade do jogo, julgo interessante manter um combo assim, junto com as coletoras normais (eu as detesto, mas já roidei legal com elas, principalmente humano com frota de DE pura, anrtes dos CR...). Deixo umas 150 de cada uma do combo pra roidar...
  • Detonadora - (De)A1 Co, A2 Fr Nave cara e de utilidade questionável... já há uma série de naves de iniciativa mais baixa que fazem seu serviço... Derruba na média entre 2 e 3 Co por DE (muito ruim) e em torno de 1 a 1,5 FR por DE (também mal)...Recomendo não construir...
  • Terrorista - (De)A1 NM. A2 Cr Uma nave que pode funcionar. Em defesa de NM a terrorista, apesar de trabalhar na faixa de 11:1 ainda é viável. E ela faz seu serviço. Entretanto uso mais como frota defensiva do que ofensiva. Para o terço final do jogo, tenha bastante destas... Tantras e Humanos irão te visitar.
  • Samurai - (Cr)A1 Cr, A2 Nm Uma lady... Único Cr dos Xantii, e mesmo assim, ruim. Talvez resolva o problema contra infesta e algum simba enfraquecido, mas contra os tantras e os Grifos Humanos, você dançou. Grifo tem como A1 os Cr e tem iniciativa 11 pontos mais baixo que o Samurai... ele só é efetivo se você tem especialização de iniciativa máxima, se não você fica com impressão de segurança e leva pau sempre. Pense bem antes de optar por isso. No máximo, pode servir de shield pras abissais, que irão acompanhar a melhor nave mãe do jogo em frotas Xantii pesadas.
  • Capitânea - (Nm)A1 De, A2 Ca Esta é a nave síntese do Xantii... contra os caças, principalmente, ela manda seu recado. Seu poder de destruição varia de 23,5 corsárias a 80 droso, ficando numa média de 40 – 45 caças variados por Capitânea. Muitos a usam como defesa, mas eu considero inútil, a não ser como pressão psicológica, uma vez que não atira em corvetas e fragatas, e só o faz depois dos caças terem dado sua descarga. Logo prefiro enviá-la para ataques maciços, em uma frota pesada separada, limpando caminho para uma second wave de roidagem, esta só com Corvetas.Pena que só chega no fim do round, mas mesmo assim, construa... vale a pena.
  1. Referente a frotas:
  • ROIDANDO COM XANTII - Quem joga com xantii não pode ser delicado... mas ao mesmo tempo tem de ter finesse pra roidar. Uma perda de 10 a 12% de sua frota é normal contra a maioria dos alvos (excessão tantra), até 15% em alvos muito bons , logo você vai perder nave sim... calcule certinho pois se viocê inventar de evitar perdas, vai roidar o jogo todo a 4%... esta é a diferença entre o TOP xanti e os demais...
  • frotas leves Ca e Co haja um numero grande de ronins, desta forma vc protege a ação das sentinelas e limpa a área para a frota 2, de roidagem. Outra opção é subdividir as ronins em duas frotas, pois um tick você limpa os caças (ou quase), e retira a frota 1, deixa a frota 2 com sentinelas e alguns ronins e a frota 3 com as corvetas É aconselhável a utilização de muitas roiders (pelo menos 200).
  • Na utilização de uma frota média de FR verifique se o combo encaixa... eu não costumo segurar muitas FR, e todas com objetivo de ataque... umas 150 de intrusas e 150 de bombardeiras, e 200 coletoras normais... deve bastar. Pode-se utilizar o artifício das duas frotas, mas não esqueça que a velocidade é outra... Frota de DE até pode rolar, mas daí é preferível atacar com as colossais sozinhas (já roideia assim a lot), principalmente na madrugada, encaixando as coletoras nos espaços da frota inimiga...fora isto, não os vejo como frota ofensiva.
  • Já com frotas pesadas nunca ataque sozinho... mande as Capetonas para limpar os caças da área e em seguida complete o combo com as coletoras rápidas, normais, colossais ou abissais, a seu dispor. Logicamente que você tem de recuar a frota de NM, para dar um aumento no cap. Este combo eu uso enviando as extratoras, já que a frota de caças virou matéria prima para elas trabalharem... Infelizmente no round normal esta combinação funciona somente com os desavisados...

Bom... esta é uma visão de usuário... não sou nenhum paladino dos Xantii, apenas gosto de jogar com eles. Convido a outros que já foram TOP raça a opinarem.

Para qlqr dúvida podem me encontrar aqui neste fórum pelo link "pm", no email e/ou irc do sys: /server irc.sys.eti.br /j #publico.

Meu nick é espectrodekobol

Fonte: grande post sobre as raças GF

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