Feed do Blog NoobMeteorus twitter NoobMeteorus comunidade Noob Meteorus  Noob Meteorus

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lendas urbanas no mundo dos games, Parte 2

Compartilhar

Lendas urbanas no mundo dos games, 

parte 2

Conforme prometido no final do ano passado, aqui estão mais algumas Lendas Urbanas e mitos populares que teimam em infestar o mundo dos games e seus adjacentes. E da mesma forma que fizemos na primeira parte, começaremos pela mais polêmica.
:)


O leitor ótico do PlayStation 3 é tão ruim quanto o do PlayStation 2

Na teoria: NÃO.
Na prática: NÃO.
Pra início de conversa, comparar um leitor de DVD com um de Blu-ray é uma ingenuidade monstruosa. A evolução tecnológica de CD -> DVD -> Blu-ray não se deu apenas na capacidade de suas mídias. Um exemplo prático:
Eu tenho uma quantidade razoável de CDs e DVDs, além dos BDs de PlayStation 3. Todos os meus discos são tratados com muito carinho. E por mais cuidado que eu tenha tido com todos eles, são visíveis arranhões em alguns CDs e DVDs. Nos CDs são mais atenuantes do que nos DVDs, mas nos meus Blu-rays, tanto de PS3, quanto de filmes (tenho apenas cinco filmes em BD), os arranhões são inexistentes! E me refiro principalmente aos jogos. Bota jogo, tira jogo, bota jogo, tira jogo, … Meu save do Fallout 3 tem quase 140 horas de jogo; Red Dead Reademption já está com quase 40; Fifa, só Deus sabe…
— Ok, mas e a qualidade do leitor do PS3?
Tive um PS3 fat por dois anos e jamais, sequer, ameaçou engasgar algum jogo por leitura indevida de dados. A maldita YLOD se deu por aquecimento da GPU, o leitor continuou intacto.
— Muito bonito Emerson, mas não explica porque muita gente perdeu seus leitores de PS3.
Elas perderam porque o drive de BD é um componente eletrônico. E todo componente eletrônico está sujeito a falhas. Pra piorar, um drive ótico, além de eletrônico, também é mecânico. Existe um motor para puxar/ejetar o disco, pequenas engrenagens e correias que podem se gastar com ação do tempo e a famosa lente que faz a leitura do disco, e se acumular muita sujeira nela… bau bau.
Outra coisa que contribui para o desgaste antecipado do seu leitor de BD é colocar o PS3 na vertical. O Asapreta já alertou sobre o fato do PS3 na vertical dificultar um pouco a refrigeração do aparelho, e podem ter certeza que o seu leitor vai se desgastar mais se você continuar com ele assim.
A Apple tem uma história parecida. Comprei meu iMac em 2007 (se Deus quiser vai funcionar por mais uns 3 anos) e sempre li sobre a “fragilidade” do seu superdrive (nome dado ao leitor/gravador de DVDs dos Macs). Eu quase não usei o meu e sempre que insiro alguma mídia nele faz um barulho como se fosse um F16 prestes a levantar vôo. Coincidentemente, o superdrive fica na vertical nos iMacs…


Alterar as configurações de DNS deixa minha conexão muito mais rápida

Na teoria: NÃO.
Na prática: NÃO.
Sinceramente, não sei de onde tiraram uma groselha dessas.
O Domain Name System (Sistema de Nome de Domínios) é um serviço essencial da internet. É ele quem resolve os nomes dos domínios dos servidores espalhados pelo mundo. Não entendeu? É simples.
Todo computador conectado na internet precisa de um numero identificador que é chamado de IP. Através dos IPs os computadores conversam uns com outros e só isso seria sufuciente. Só que… ninguém entenderia nada. Por exemplo: se eu digitar http://201.7.178.163 no meu navegador estarei acessando a página do Globo.com da mesma forma que se eu tivesse digitado http://www.globo.com. O que é mais fácil decorar: o nome ou o IP? Por isso inventaram o DNS…
Muita gente acha que alterando o DNS da sua conexão fará com que seus downloads alcancem a velocidade da luz. Tudo balela. A única coisa que um DNS externo pode fazer é diminuir a latência da sua conexão e isso se o DNS do seu provedor for o cocô-do-cavalo-do-bandido-que-assaltou-o-banco, fora isso, não mudará NADA!
Muita gente altera suas configurações para os DNSs do OpenDNS, mas o que elas não sabem é que muitos provedores já utilizam serviços de DNS externos e o OpenDNS é o mais contratado.
:P
Faça o teste e comprove você mesmo. Altere as configurações de DNS no seu roteador ou PS3 para os endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220 e veja o que melhorou. Aqui em casa uso Virtua e com OpenDNS ou sem OpenDNS é tudo a mesma coisa.

Aquele cabo USB que vem no PS3 é bom mesmo?

Na teoria: SIM.
Na prática: SIM.
Muito!
Muita gente não se dá conta, mas o cabo USB que acompanha o PlayStation 3 para recarregar o Dualshock 3 e de extrema qualidade. Não venda e nem empreste o seu. Jamais!
Eu custei a me tocar disso. Vivia tendo problemas na hora de conectar HDDs externos no meu Mac. Quando eu troquei o HDD do meu finado PS3 40Gb por um de 320Gb, resolvi comprar junto uma case externa para conectar esse HDD de 40 e arranjar alguma utilidade para ele. A case era vagabundinha, convenhamos, e volta e meia a conexão do HDD com o micro era perdida sem mais nem menos. E eu pensando que a culpa era da coitada da case, até que um dia troquei o cabo pelo do PS3 e num passe de mágica nunca mais tive problemas de queda de conexão com dispositivos USB.
— Mas por que esse cabo é bom?
Repare que em uma de suas extremidades existe um tubo por onde o fio passa. Me parece que é uma espécie de filtro que diminui a interferência da conexão (não manjo muito de eletrônica para dar uma resposta mais exata, sorry).
Hoje eu tenho quatro desses cabos. O do meu finado PS3 fat, o do meu PS3 slim, o que acompanha os microfones sem-fio do SingStar e o que veio na minha véia-de-guerra Sony DSC-H2 (descobri esse cabo tem pouco mais de um mês, estava dentro da caixa da câmera, perdido sob o estrado da cama).

Tudo deveria ser em Full HD, abaixo disso é lixo

Na próxima coluna falaremos apenas sobre Full HD, pois o que tem de mito e desinformação nesse assunto não está no gibi.

Bagaceira do Rock

No GameCast#29 fiz uma singela homenagem a uma das maiores bandas de Rock dos anos 70, Grand Funk Railroad. Dica de um usuário e camarada aqui do GameGen, o Fbram.
Se você não conhece mas gosta de Rock e acima de tudo, gosta de música de qualidade, veja essa apresentação ao vivo dos caras em 1969 tocando Inside Looking Out – música que está no segundo álbum da banda, Grand Funk (1969) e se trata de um cover de uma das bandas mais influentes de todos os tempos, The Animals.
SENSACIONAL!
ps: Depois de assistir o vídeo, acesse sua página no youtube, mande exibir todos os comentários e faça uma busca na página por eacoimbra. É o meu usuário. Vejam o comentário “construtivo” que eu fiz. O mais votado até o momento! :P
www.youtube.com/watch?v=0x6chChxzV0
Fonte: Game generation

Nenhum comentário:

Postagens populares