Feed do Blog NoobMeteorus twitter NoobMeteorus comunidade Noob Meteorus  Noob Meteorus

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Simbion - by ARTORIUS

Compartilhar
Simbion - by ARTORIUS

Minha raça de escolha é a Simbion, pelo simples fato de não me agradar facilidades e pouco desafio no jogo independente de minha vitória pessoal ou de vitória do meu grupo.
Como Simbion é uma raça que além de qualidade e experiência ela exige um pouco de sorte para habilitação de frota, ela é muito "mutante" e instável podendo ter uma variação de jogabilidade muito grande de um round para outro ou mesmo em um curto intervalo de ticks. Não aconselho a utilização in game da raça por players novos. A meu ver é necessário q o player tenha um certo conhecimento de pelo menos duas raças distintas a Simbion e com características de jogo bem diferentes (como por exemplo, Humano e Infesta). Isto é necessário para q o player tenha a capacidade de combinar variações de ataque e frotas multi raça.

A raça Simbion tem como característica naves fortes (com alta fuselagem) mas iniciativa altíssima em suas naves de assimilação o q faz com q em jogo solo sua mortandade seja significativa. Levando isto em conta é imprescindível saber conciliar na sua frota naves de destruição (simbion ou não) e/ou um parceiro para o ataque. Lembro a todos q a forma de combate simbion é diferente das demais raças, as naves de assimilação atuam por referência em score dela (nave atacante simbion) e sua rival. Ou seja, a assimilação é por score (em custo) das naves (atacantes x atacadas) e não pfogxqarm (atacantes)/fus (atacadas).
  1. Segue lista de naves da raça:
  • Pirata - Ca (nave de assimilação)A1 Ca, A2 Fr. Como anticaça é uma nave forte se tiver shield para deixa-la trabalhar. Utiliza-la para ataques ou defesas sem shield suficiente é suicídio já q a pirata vem perdendo poder de assimilação a vários rounds.
  • Corsária - Ca (nave de destruição)A1 De, A2 Co. Hoje sua maior eficiência é como shield para a pirata, com a habilitação das especializações ela perdeu sua utilidade contra De (medusa) e não considero a corsária um bom anti Co já q seu custo beneficio não compensa em relação ao qarmxpfog/fus.
  • Sorrateira - Co (nave de assimilação)A1 Co, A2 Ca. Uma das corvetas mais fortes do jogo, mas não a mais eficiente. Como nave de assimilação ela tem uma iniciativa altíssima por este fato sua também é elevada o q faz o seu custo ser desproporcional. Como única corveta simbion no jogo não há shield para a mesma (somente as roiders) e roider não deve ser shield para nada.
  • Ladra - Fr (nave de destruição)A1 Cr, A2 Ca. Ainda preferia a ladra como corveta, isso faria com q a jogabilidade da frota leve simbion aumentasse. Mas, como fragata e após a última alteração nos seus alvos, a ladra para mim alçou um bom nível estratégico ofensivo contra humanos e seus cruzadores. É uma boa anti Cr, mas uma anti Ca inútil.
  • Bucaneira - Fr (nave de destruição)A1 Fr, A2 Co. Nenhuma frota de fragatas simbion sobrevive sem a bucaneira, o shield q ela proporciona a ladra e raposa e o nível de destruição dela é fantástico. A meu ver é a melhor fragata simbion é talvez a melhor fragata do jogo - mesmo não sendo nave de assimilação - a base da raça simbion.
  • Raposa - Fr (nave de assimilação)A1 Co, A2 Fr. A parceria q a raposa faz com a bucaneira é fantástica, mas o poder de assimilação da raposa faz com q ela seja um peso se utilizada em ataque na mesma frota q a bucaneira e as roiders. Uma boa tática de uso entre elas é dividi-las em duas frotas na maioria dos ataques.
  • Hiena - De (nave de destruição)A1 Nm, A2 Cr. Talvez a maior piada de mau gosto do jogo e com certeza da raça. Se for comparada com a Terrorista (xantii), por exemplo, vocês vão perceber o q falo. A hiena é inútil do inicio ao fim, alto custo, alta iniciativa, e poder de fogo ridículo contra seus alvos.
  • Conversora - De (nave de assimilação)A1 "único" Ca. Outra tentativa de piada, a conversora perdeu sua eficiência é a insistência em mantê-la com A "único" em Ca e o aumento do score dos mesmos faz com q a conversora seja uma assimiladora de caças ridícula pelo seu custo. Piratas e sorrateiras são muito melhor atualmente e com um ataque bem elaborado morrem menos (considerando a relação com a conversora).
  • Traidora - De (nave de assimilação)A1 De, A2 Fr. Unica destróier útil em simbion no momento, as demais só servem de shield para mesma ou uma possibilidade de cobertura por combo. A eficiência da traidora é muito boa, só não é melhor por causa da inutilidade das outras destróiers o q aleija um melhor trabalho principalmente defensivo da traidora.
  • Falsária - Cr (nave de assimilação) Para muitos um dos melhores anti Cr do jogo, para mim é também ineficaz. Quando um player simbion tem ela em mãos qualquer xantii, infesta ou tantra fazem ela parecer uma piada. Também o alto custo e a iniciativa díspar fazem com q ela perca objetivo.
  • Furtiva - Nm (nave de assimilação)A1 Cr, A2 F. Com o alto custo e a alta iniciativa a furtiva não funciona como anti Cr, todas as suas rivais fazem com q ela perca capacidade destrutiva atirando muito antes nela.
  • Guerreira - Nm (nave de destruição)A1 Cr, A2 De. Nave pouco usada, mas muito melhor q sua irmã anterior.Também considero o custo dela alto demais, principalmente em relação à raça rival simbion - a humana - uma comparação mostra a todos o quanto humano é mais barato e muito mais eficiente contra seus alvos.

  1. Referente a frotas:
  • Sugiro q na utilização de frotas leves Ca e Co haja um numero tão grande de corsárias quanto de piratas, desta forma você protege a ação das piratas e protege também contra outras corvetas a ação da sorrateira.
  • É aconselhável a utilização de muitas roiders e a possível divisão do ataque em duas frotas. Na utilização de uma frota média a atuação de somente fragatas contra humanos, ou fragatas e traidoras, ou fragatas e sorrateiras é muito eficaz. Fragatas e sorrateiras também são bem prejudiciais aos infestas. Não aconselho atacar com este combo solo aos xantiis e se houver um ataque a tantra com a frota média as piratas são indispensáveis.
  • Já com frotas pesadas nunca ataque sozinho, utilizar cruzadores e nave mãe juntos é ineficaz demais para os simbion já q não há uma cobertura eficaz contra alvos com classe de naves medianas. O combo também entre destróiers e cruzadores não é tão bom, mas é melhor q o primeiro. Pessoalmente considero a frota pesada simbion totalmente custosa e ineficiente.

Deixarei aqui um adendo, hoje a raça simbion é a mais desequilibrada do jogo. A indicação do staff de "roube mais naves e complete sua frota" é um descaso. Para mim simbion joga muito bem com corvetas ate o tick 500 (+/-) fragatas e traidora ate o tick 1100 (+/-) e dai por diante é um suplicio.Há rombos exagerados na frota da raça, q se defende mal contra NM, CR e acreditem se quiser CA.Então a lógica do staff de manter falha nas frotas em um ou no máximo dois pontos por raça esta fugindo a regra com simbion já q o aumento de score de todos os caças rivais diminuiu a eficiência da pirata, aleijou o A “único" da conversora e deixa exposta a sorrateira.Se houver necessidade de comprovar minhas indicações com números com mais tempo eu farei, já mostrei aqui em outros tópicos com números o que defendo neste. Claro q jogar com simbion também tem um "q" de gosto, eu já busco o q vejo de melhor na relação entre naves por isto q hoje minha frota é composto basicamente de - sorrateiras, todas as fragatas e traidoras - em número aconselho a utilização de 4k a 6k no mínimo de ladras, um bucaneiras para cada 1,2 raposas e 45% do número de fragatas em sorrateiras. Já a utilização das traidoras depende de seus alvos.

Para qualquer dúvida podem me encontrar aqui no GF pelo link "pm", no e-mail e/ou msn: anddy_6@hotmail.com e principalmente no irc do sys: /server irc.Sys.Eti.Br ou /server irc.Redebrasil.Org.Br -- /j #publico.
Quero salientar que esta é a minha opinião, afirmo q os dados sobre a falta de jogabilidade e fraquezas simbion são possíveis de serem provados por cálculos, mas o modo de jogabilidade isto é de cada um.


ps: Informações baseadas na tabela do round 18/19.

Postagens populares