Feed do Blog NoobMeteorus twitter NoobMeteorus comunidade Noob Meteorus  Noob Meteorus

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Nem ganhando, nem perdendo, mas aprendendo a jogar."

Compartilhar

Recebi esse post por MP no GF e concordo em gênero, número e grau.


Antigamente o Meteorus era inteligente. Hoje não é mais. E antes que venham dizer que fulano está falando mal do jogo porque não é top, vou logo adiantando: sou realista! É chocolate de verdade. Antigamente a quantidade de players era grande. Muitos multis é verdade, mas, se considerarmos que 1/4 não era multi, ainda assim tínhamos quase o dobro de jogadores que possui hoje (3060).

Outro dia um amigo me apresentou o jogo Travian que alguns devem conhecer. Pois bem, eu entrei, cadastrei-me e fechei uma janela que abriu logo no começo. Eu não tinha noção do que fazer. Eu estava absolutamente perdido. Não sabia como as coisas funcionavam e pensei em desistir logo. Mas decidi dar outra chance entrando novamente. E vi as 22 missões que faziam o cara se virar numa boa no jogo.

E o Meteorus tinha esta atenção aos novatos. Lembro que eu jogava Eixo do Mal e enjoei daquilo. Então fui catar, no famoso Google, algum jogo de estratégia on line baseado em ticks. Achei o Meteorus através do Game Forum. Entrei sozinho. Estava no começo do Round 7. Acho que entre os ticks 200 e 300. Estava num quadrante que tinha uns membros da MEDUSA e fui pra lá a convite de um deles. Joguei todos os rounds e tenho hoje uma estrela vermelha e duas amarelas.

Mas o que mais me chamou a atenção no jogo foram as dicas no começo e as missões. Não precisei de ninguém pra me ensinar. Era só seguir as missões que você podia iniciar bem o jogo. Era incrível! Aquilo te dava uma oportunidade de aprender o sistema Meteorus. De ir atrás de informações e estratégias aplicadas por outros jogadores, acompanhar as mudanças nas tabelas de unidades e coisas afins. Na ally, aprendi a defender. Atacar, o fiz sozinho. O povo era meio inativo e eu usava todo o meu tempo livre pra jogar esse negócio. Enfim, não fazia questão de ganhar. Apenas queria passar o tempo jogando e, para isso, eu precisava saber jogar.

Hoje, os staffs do Meteorus não fazem mais isso. As missões se resumem a mandar mensagens e começar as tecnologias. Talvez porque acreditem que o universo político é melhor que o estratégico. Que o jogo em blocos é melhor que o jogo solo. Eles preferem deixar como está hoje porque não fazem o novo player jogar por si só.
Só não conseguem perceber uma coisa: os jogadores iniciantes são potenciais novos patenteados!

E a quantidade de jogadores está diminuindo. E vai cair cada vez mais. O que garante a manutenção do jogo é a quantidade de patentes compradas pelos que são veteranos. E que nunca vai mudar. Porque quem começou a jogar hoje, não vai gastar dinheiro com um jogo que possui muitas variáveis e que não conseguem acertar um ataque ou é sempre atacado. O noob está morrendo e o veterano se aposentando. E o jogo Meteorus vai terminar sendo história do passado.

Lamentável, mas vai. =/


_________________

At the first minute, we'll know the whole chaos...

After, we'll see the one...

MOURZIE...

Nenhum comentário:

Postagens populares