Feed do Blog NoobMeteorus twitter NoobMeteorus comunidade Noob Meteorus  Noob Meteorus

domingo, 13 de dezembro de 2009

Google Wave

Compartilhar
Em desenvolvimento há dois anos num escritório de Sidney, Austrália, o Google Wave não precisou de alguns dias para se tornar o assunto digital mais comentado do mês. O aplicativo de colaboração instantânea do Google causou comoção internacional quando a primeira leva de convites externos foi liberada – tornando-se, em questão de minutos, um dos assuntos mais discutidos não apenas no Twitter como em toda a web. Aberto para desenvolvedores há alguns meses, a versão que chega ao computador do usuário comum - e privilegiado com um convite – ainda é bastante inicial, incluindo apenas sua base de funcionalidades.

(...)

Combinando funcionalidades comuns tanto ao e-mail quanto aos comunicadores instantâneos, o grande foco do Wave está nas pequenas facilidades que tornam o trabalho em equipe mais ágil e prático. Em vez de copiar destinatários na mesma mensagem, você adiciona cada um deles no mesmo fluxo de dados, a “onda” do Wave. A praticidade está no fato de que, pra cada recipiente copiado, o servidor de e-mail precisa criar uma nova mensagem individual – enquanto o Wave é único e editável por todos. Isso implica em um texto exibido sempre da mesma forma para todo mundo e elimina problemas como pessoas diferentes editando o texto ao mesmo tempo, anexos que precisam ser reencaminhados o tempo todo e destinatários copiados no meio da conversa que precisam se achar em um universo de informações prévias até encontrarem o fio da meada.

Lars explica que o Wave torna-se mais fácil de entender a partir de seu uso prático: “Uso-o para o trabalho, o dia inteiro, todos os dias. A maior parte das minhas discussões de trabalho acontecem no Wave agora.” Um dos problemas que a grande maioria dos usuários encontra atualmente no jovem aplicativo é justamente a falta de conhecidos ou pessoas de seu círculo de amigos inscritos no site – com os convites limitados a 8 por usuário, fica difícil transpor um grande catálogo de endereços à lista de contatos do comunicador. “As pessoas se cadastram, mas logo saem porque seus amigos ainda não estão lá”, diz Lars.


Realmente, é complicado entender o Wave sem usar suas principais funcionalidades, como a colaboração em tempo-real – que permite que participantes de um mesmo Wave acompanhem o que está sendo digitado antes mesmo da edição terminar. Para os mais experientes, lembra a conversa em fóruns ou listas de discussão. Esse problema não ocorre com uma geração mais nova: “Trouxemos ao nosso escritório 30 crianças de um colégio local para que fizessem um exercício de redação criativa e em minutos elas já estavam familiarizadas com a ferramenta.”

Sobre o que vem pela frente, Lars revelou que o grande foco do desenvolvimento até então eram os Waves e a forma como elas aconteceriam. Desde o pré-lançamento do produto, no entanto, o gerenciamento ganhou maior importância na lista de prioridades da equipe – que ainda inclui a integração do software com redes sociais e blogs, além da possibilidade de comunicação por voz. “Parece que já passou um ano”, diz Lars, sobre a avalanche de trabalho surgida desde que os primeiros convites começaram a ser enviados. Apesar de alguns sites afirmarem que o Wave ainda é “mais complicado que física nuclear”, Lars cita frase do criador da internet, Tim Berners-Lee, que dizia que o mais difícil de entender é “o poder da ideia".

Fonte: estadao.com.br


Bom, eu realmente não tenho quase ninguém lá como amigo mas estou testando e gostando.
Ainda tenho 5 convites, infelizmente. Mas, cada um que aceitar e se cadastrar ganha 8.
Podemos criar uma boa rede lá.

31 comentários:

Dra Leandra Carneiro disse...

Eu quero, Artorius!

artorius disse...

Enviei pro seu hotmail Alum.
Demora um pouquinho mas chega, no youtube tem algum tutoriais em português como este aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ZrYhtMgzLRU e há um blog Guia Googe Wave - http://www.guiagooglewave.com/ .

É muito bom e este blog que esta alimentando a parte pt dos tutoriais do google wave.

Junior Panzer disse...

Artorius eu sei q vc num me ama, mas se quiser me convidar eu aceito... E vamos invadir o Google Wave com o povo do Mets. ^^

artorius disse...

Eu tenho muito amor pra dar. :]

Panzer eu tenho dois emails seus, me confirme ate por MP no GF ( se preferir ) em qual email você quer que eu mande o convite pra que eu não acabe mandando pra um que esteja inativo. :p

Estava pesquisando, realmente lá fora se usa muito pra trabalho, grupos de discussão e troca de informação rápida. Com a possibilidade de se linkar todos os serviços google por ele e com várias funcionabilidades ainda não liberadas a ferramenta pode dar muito o que falar.

Eu estava pensando e pode-se ate utiliza-la como uma espécie de HD virtual. E é bom lembrar que só participa da wave quem for adcionado.

Levy Mota disse...

tem como arrumar um convite deste ai para mim!

Grato

Levy Mota disse...

meu email

levymota@gmail.com

CrisVS disse...

Tenho convites para o google wave tambem se quiserem.

Levy Mota disse...

CrisVS se puder mandar para mim!

eu agradeço!


Abraço!

levymota@gmail.com

artorius disse...

Só para organizar, já foi enviado o convite ao Levy? Se não, informe aqui Levy e eu mando. Se sim, quem enviou ou o próprio Levy informe também por favor.

Peço desculpas pela demora é que só vi agora e como o google wave é ainda um preview os convites não devem ser resetados, ou seja, perder um pode fazer falta. Temos que tomar cuidado pra não mandar vários pra uma mesma pessoa. rsrsrs

Levy Mota disse...

artorius

ainda n recebi!

fico no aguardo!

Obrigado!

Renata Martins disse...

Eu tb tenho convites, se alguém quiser.

Levy Mota disse...

pink n sei se o artorius! já mandou!

mais se vc puder mandar, para mim,

depois vc poste aki avisando!

estou muito curioso para usar o wave!

obrigados e todos!

Renata Martins disse...

Já mandei!

Levy Mota disse...

recebi

Obrigado!

Unknown disse...

Me manda um convite. mp2808@gmail.com

Unknown disse...

Me manda um convite!

artorius disse...

Que bom a Pink mandou pro Levy, eu ja mandei pro Marcos Paulo.

Vamos nos adcionar lá, meu contato é alanddy@googlewave.com .

Gleydson disse...

Opa! Quero um convite também!!!
manda pro gleydson.fonseca@gmail.com

Valew!

Se eu achar alguém no irc, e não tiver recebido ainda, eu encho o saco tb! =D

Ass.: Mourzie

Junior Panzer disse...

Mourzie bibete, convite enviado, só não se assuste, esse e-mail que usei pro convite é de trabalho por isso com o meu nome Luiz Junior. De vez enquando sou sério... hehe

Renata Martins disse...

Se alguém quiser me adicionar, o meu e-mail do wave é renata02@googlewave.com

artorius disse...

Adicionei a Pink

Gleydson disse...

Valew, Panzoca!
\o/
Eu sou mais sério que você, viu!
;D

Pior que fui usar no trampo, mas só tem IE e num deixa a gente instalar nada! =/
Aí, qdo estiver em casa eu vejo.

Abraços!!!

Bruno Garcia disse...

Se ainda tiverem convites disponiveis, por favor me enviem um.

grato
Garcia

Levy Mota disse...

Bruno

poste o seu email para poder mandar!

abraço!

-------------

Vamos criar uma onda do noob meteorus!

xD

Junior Panzer disse...

Eu add a Pink². Mourzie tu é sério??? Puxa eu num sabia ;}
E Bruno meu querido o Google Wave pedi uma conta Google(dããã) sem vc passar pra um de nós seu e-mail do google nem tem como. Se não quer que apareça o e-mail pessoal aqui, manda MP para mim(Panzer_do_Valhala), Alum, Pink ou Artorius pelo Game Forum(http://forum.gameforum.com.br)

Joan disse...

tenho 25 convites aki... quem kizer, soh mandar um email: joancefet@gmail.com ;)

Bruno Garcia disse...

brunnosgarcia@gmail.com

Grato

artorius disse...

Pessoal, vamos nos adicionar quem não tiver meu contato é este aqui: alanddy@googlewave.com meu twitter também www.twitter.com/alanddy.

Gleydson disse...

Aew!!!
Tem um '+'zinho no fim da página!!!
E já adicionei o povo aqui!
\o/

André Gobbi disse...

eu quero convite do google wave ^^
fap.andre@gmail.com
Vulgo Nostradamus/Gambito/Lost rsrs

Junior Panzer disse...

Mandei o convite pro GambIXA

Postagens populares